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sexta-feira, 27 de abril de 2007

Feriado Prolongado

Nesse feriado não vamos viajar. Vamos ficar em casa e descansar, pois estamos muito cansados! Vamos ficar 4 dias com o Gabrielzinho. Ai que delícia! O duro é no pós feriado, que a saudade é muito maior!
Também não programamos nada para o feriado. Se aparecer alguma coisa para fazermos, tudo bem, se não ficaremos em casa mesmo, todos juntinhos!
O meu gatinho está muito esperto. Agora que ele anda igual a um gatinho mesmo, ninguém segura esse bebê! Anda pela casa toda e quer mexer em tudo! A paixão dele são os CDs e DVDs. Não podemos descuidar um minuto que ele já corre para a rack para pegá-los.
Ainda não nasceu nenhum dentinho dele. Acho que ele está um pouco atrasado, mas quando passo o dedo na gengiva dele, eu sinto que logo logo vamos ter dentinho e não é só um não... Acho que quando nascer será mais de um de uma vez.
Ele também ainda não fala nenhuma palavra. Só resmunga, faz caminhão com a boca (br br br) e dá muitas gargalhadas quando está brincando com alguém. A próxima consulta com o pediatra será no dia 15/05/07. Acho que o Gabriel está com uns 11 kgs porque ele já está um chumbinho!!


Andei pesquisando na net sobre o Desenvolvimento da linguagem dos bebês. Vejam abaixo o artigo que eu achei

Como a Criança Adquire e Desenvolve a Linguagem
Escrito pela Equipe de Fonoaudiologia
terça, 14 fevereiro 2006
Fonte:
Dr Gate

O bebê inicia o processo de comunicação já nos primeiros meses de vida. Gradativamente, vai percebendo a fala do adulto e tentando imitá-la , até perceber que é capaz de produzir sons em forma de palavras.
É importante que os pais, professores ou aqueles que têm contato com crianças pequenas, saibam identificar as etapas do desenvolvimento da fala e da linguagem e também, perceber se a criança está apresentando um atraso ou dificuldade para se comunicar. Em caso de dúvida, é importante procurar um fonoaudiólogo para realização de uma avaliação adequada.
Desta forma, pode-se evitar que problemas simples de fala tornem-se, futuramente, dificuldades maiores de escrita, prejudicando a aprendizagem escolar.
Etapas do desenvolvimento da linguagem

Primeiros meses de vida
A linguagem inicia seu desenvolvimento desde os primeiros dias de vida do recém-nascido. Toda vez que o bebê chora, dá um sorriso, faz uma expressão facial, emite sons, se balança dentro do berço ou vira a cabeça para o lado, ele está se comunicando. Está conseguindo dizer algo que, nesta fase, é demonstrar prazer ou desprazer.

Entre os 3 e os 6 meses
Nesta fase o bebê já começa a emitir sons, chamados balbucios. Ele estabelece um jogo vocal, brincando com a sua voz.

Entre os 6 e os 9 meses
Os jogos do balbucio persistem, porém, agora as vocalizações começam a adquirir características da linguagem propriamente dita, ou seja, neste estágio o bebê está realmente começando a aprender o significado da linguagem. O balbucio passa a tomar aspectos silábicos, como "má", "mu", e, aos poucos, vão aparecendo as reduplicações de sílabas como "ba-ba", "ma-ma". Ele está treinando toda a sua musculatura articulatória e fonatória, preparando-a para falar.
E se o bebê não balbucia nesta fase? É importante estarmos atentos para a fase do balbucio. Crianças com deficiência auditiva começam a balbuciar na época normal, mas por não ouvirem os sons que produzem, elas provavelmente perdem o interesse, diminuindo, gradativamente, as vocalizações e silabações.

De 9 a 12 meses
A criança começa a repetir sons emitidos por outras pessoas. As silabações repetidas (ba-ba-bá) tornam-se cada vez mais freqüentes e então, começam a aparecer as primeiras palavras com significado. Sua intenção agora é se comunicar. Aparece, então, as famosas "papá", "mamá" "vovó", "dá". Neste período uma palavra tem o valor de uma frase.

De 1 ano e meio a 2 anos
Começam a aparecer frases simples, compostas de 2 palavras; o vocabulário aumenta gradativamente, com substantivos e alguns verbos ( ex: "vê au-au", "qué água", não qué", etc). A maioria das palavras são monossilábicas e dissilábicas. Aos poucos, a criança vai aprimorando e completando a sua fala.

Por volta dos 3 anos
Apresenta um vocabulário muito mais ampliado, frases mais longas, começa a referir-se a si próprio usando o pronome "eu", interessa-se muito em fazer perguntas, quer saber o nome de tudo, e o porquê das coisas.
Ainda nessa idade é normal apresentar erros articulatórios. Nesse período pode gaguejar um pouco, mas isso ainda não é preocupante. Somente se a gagueira persistir é que se deve fazer uma avaliação.

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