Páginas

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Quando as crianças só sabem dizer "não"!

O Gabriel está em uma fase que adora dizer NÃO!! Parece até que só sabe dizer isso… e como está teimoso!! Teve um dia que nós fomos em uma aniversário, em um domingo á tarde. Na hora de trocar o Gabriel foi uma maratona!! Ele não queria colocar a roupa de jeito nenhum. Ficava pulando na cama de um lado para outro, corria de um lado para o outro só de fralda. E eu pedindo pra ele, na maior calma, para colocar a roupa e falava que a gente ia na festinha de aniversário e que se ele não colocasse ele não poderia ir, mas nada e nem ninguém conseguiu fazer ele colocar a bendita roupa. Só sei que ficamos nesse lenga lenga quase meia hora. Aí eu fiquei sem paciência e fiquei muito brava com ele, falei alto e firme e coloquei o danadinho deitado no sofá pra trocar. Acho que ele viu que o negócio não estava ficando bom para o lado dele e cooperou. Só assim conseguiu trocá-lo para sairmos.
Então, lendo essa matéria achei a cara da situação que aconteceu com o Gabriel... Paciência, muita paciência para lidar com os nossos pequeninos!!

Fonte: Johnson Crescidinhos

“Quando seu filho vira um crescidinho, muitas coisas ficam diferentes: ele começa a ficar com a fala mais aprimorada, além de estar fisicamente mais apto. A criança também passa a perceber melhor o mundo que a cerca e, assim, começa a entender que pode ser uma pessoa independente. Com isso, a mamãe tem de conviver com uma característica típica da fase: a famosa teimosia.
Quais papais nunca passaram pela seguinte situação: o filho está pronto para sair, todo cheiroso e arrumadinho com sua roupa nova, mas, sem mais nem menos, se recusa a colocar os sapatos? É isso mesmo: ele simplesmente não quer colocá-los e pronto. Não há quem o faça desistir da idéia de ir descalço para o passeio.
Por mais esquisito que possa parecer, esse comportamento deve ser visto de forma positiva e saudável, afinal, os "nãos" ditos com tanta segurança espelham o reflexo que o crescidinho tem de si mesmo. Ou seja, essas negativas só fazem seu filho mostrar o quanto é independente.
Mesmo que a teimosia transmita, em uma primeira leitura, a idéia de uma criança que tem dificuldade em mudar de opinião, ser teimoso também deve ser visto de outro ponto de vista: esse comportamento pode estar ligado à idéia de insistência e, acima de tudo, de manter o controle sobre as coisas.
Para o crescidinho entre 2 e 3 anos, a teimosia costuma se encaixar nesse segundo grupo, pois esse comportamento é relacionado à necessidade de dominar as funções do corpo e as emoções, algo que ainda é muito novo para ele.
Mas o que os pais devem fazer durante a etapa da teimosia?
Como ainda estão começando a lidar com as coisas "da vida", que nessa fase significa saborear as novas conquistas nos campos da comunicação e do movimento, o principal motivo para os crescidinhos não quererem obedecer é a fantasia de que, fazendo isso, eles estão mantendo o controle sobre tudo.
Quando o seu crescidinho é teimoso, então, o que ele está fazendo é exercitar a individualidade e reforçar o próprio crescimento e existência.
É claro que essa fase é um tanto complicada, afinal, não é fácil conviver com uma criança que só quer fazer o que lhe der na telha. Para contornar a situação, a mamãe deverá ser bastante paciente e tentar não impor ordens, e sim "combinar" as coisas com seu filho.
Para isso, vale usar a criatividade! Por exemplo, na hora de sair, em vez de falar "coloque o tênis", você pode oferecer duas opções para seu filho. Ou seja, "você prefere colocar o tênis ou o sapatinho"?
Você também pode brincar com ele e propor-lhe desafios do tipo "Duvido que você coloque as meias antes de eu contar até 20!". A idéia é evitar o confronto com a criança, assim como diminuir as chances de ela falar "não".
Esses truques ajudarão a mamãe a evitar situações de estresse e, o melhor, contribuirão muito com o amadurecimento da criança!”

2 comentários:

Casamento feliz disse...

Clau
Beijos e bom fds

Alê disse...

Esta fase é barra mesmo !!!

Ele está crescidinho e lindo !!! Tua cara amiga !!! Sou apaixona por esse menino !!!

Beijos