Páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Quase 3 anos!!!

Daqui á alguns meses o Gabrielzinho vai completar 3 anos!! O meu bebê já não é tão bebê assim...
Pesquisei algumas coisas sobre o desenvolvimento do bebê e veja o que achei:
Seu desenvolvimento postural permite subir escada colocando um pé em cada degrau, ficar sobre uma perna só e pedalar o triciclo. Não precisa mais usar fraldas, pois já consegue controlar bem a bexiga de dia e também durante a noite.
(O Gabrielzinho já sobe as escadas colocando um pé em cada degrau, não usa mais fraldas (ás vezes ainda faz xixi na calça, principalmente quando está brincando e esquece de ir ao banheio; mas ainda não pedala o triclico... Ás vezes acho que ele tem preguiça porque ele sempre pede pra gente empurrar ele...)
Como seu desenvolvimento intelectual está a todo vapor, os desenhos começam a ganhar forma. Faz bolas, bonecos, desenha a mamãe, o bebê, o papai. Também consegue colorir os seus desenhos e conhece os números até 10. Sabe inclusive dizer qual o seu sexo.
(O Gabriel adora lápis de cores, giz de cera, tintas... Ele gosta bastante de colorir os desenhos. Conta até dez com facilidade!!)

Seu vocabulário compreende mais de 1000 palavras e ele continua a perguntar incansavelmente o nome dos objetos que não conhece. Sua fala já é elaborada e suas frases completas, com verbos, pronomes, advérbios e artigos.
( O Gabriel está em papagaio!! Fala bastante e tudo o que escuta ele repete!! Também pergunta tudo: "Mãe, o que é isso? Como chama isso?"

Socialmente, a criança está mais preparada para se ajustar a novas rotinas como, por exemplo, ir à escola. Nessa idade, ela se despede dos pais com mais facilidade, pois já tem capacidade de entender que eles voltarão para buscá-la mais tarde.
( O Gabrielzinho ainda não vai a escola. Ele só vai no ano que vem, mas ele se relaciona bem com outras crianças. Ás vezes ele sente ciúmes dos brinquedos dele.)

Com 3 anos, os pequenos conseguem receber instruções e obedecê-las, como, por exemplo: “é hora de guardar os brinquedos e lavar as mãos para almoçar”.
(O Gabriel já sabe fazer isso, mas ultimamente ele está desobediente e é preguiçoso porque ele não gosta de guarda os brinquedos dele.)

Uma grande diversão para eles é participar das tarefas da casa. E eles já são capazes de dar uma mãozinha, ajudando a lavar frutas, guardando livros e revistas espalhados pela casa, passando um paninho para tirar o pó dos brinquedos. Essas atividades ajudam a criança a desenvolver sua auto-estima e sua independência.
( O Gabriel adora me ajudar a fazer as coisas, principalmente na cozinha. Quando vou ferver o leite ele quer me ajudar, se vou arrumar a mesa ele também quer ajudar. Essas coisas ele gosta de fazer e temos que ficar em cima dele para que ele não de machuque."


Fonte: Desenvolvimento do bebê

Nenhum comentário: