Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2014

Entrevista no Consulado Americano

Hoje foi o grande dia!!! Dia da entrevista no consulado americano. A minha ansiedade era muita! Confesso que não estava nem conseguindo comer direito, mesmo todo mundo falando que estava muito fácil conseguir o visto e tal, o frio na barriga era grande!
A entrevista estava agendada para as 13h. Não adianta chegar antes, que  não vão te atender antes!
Saí do trabalho bem antes (ainda bem), pois o consulado é na zona Sul e eu trabalho na zona oeste. Estava um trânsito infernal e por algum momento até pensei que não chegaria á tempo, mas enfim, acabamos chegando bem antes da hora. Antes de entrarmos, fizemos uma hora em uma lanchonete que tem na frente do consulado. O Marcelo ainda comeu alguma coisa, mas eu não conseguia comer nada. Eu estava nervosa e ansiosa, mesmo tentando não demonstrar, eu estava.
Por volta de 12:30h entramos no consulado. Logo na entrada fica uma pessoa que pede os passaportes e com um leitor de código de barras já localiza os dados do documento, através de uma etiqueta que vem colocada no passaporte. Entramos e fomos para a fila que o rapaz nos orientou, só que não tinha ninguém na  fila, então só seguimos pelas faixas e chegamos á uma recepção (que fica antes de entrar onde é a entrevista). A moça ali perguntou se era visto de turismo e se era a primeira vez que iríamos viajar para fora do país. Respondi as perguntas e a moça pediu para seguirmos em frente. Os passaportes já ficaram com ela nesse momento. Para o outro local que fomos encaminhados é onde é feita a revista (tipo raio-x dos aeroportos). Ali pedem até para tirar o cinto e não é permitido entrar com celular mesmo que esteja desligado. Caso alguém leve esses pertencem no dia da entrevista, em frente ao consulado existem guarda-volumes, que são pagos. Nós não utilizamos esse serviço. Deixamos tudo no carro, porque no estacionamento que deixamos o carro, trouxemos as chaves.
Depois de passarmos pela revista, fomos encaminhados para o local da entrevista. Quando chegamos lá estava lotado!!! Nesse local, eles devolvem os passaporte e no horário agendado. A nossa entrevista estava agendada para as 13h, então nesse horário chamaram pelo nome e pegamos os passaportes. Então fomos para a enorme fila, aguardar para a temida entrevista. Nessa fila ficamos aproximadamente 2hs (em pé). Parecia fila de banco, em caracol  que dava várias voltas!!
Aí a ansiedade aumentou mais ainda, porque ali ficamos olhando quem tinha o vista aprovado e quem era reprovado. Também tiveram pessoas que eles pediram para aguardar um pouco...

Essa foto eu achei na internet (não sei como tiraram, porque lá não entra celular..). É exatamente como é lá dentro, durante a espera para a entrevista.
As pessoas que estão sentadas estão aguardando os passaportes serem devolvidos. As que estão em pé já estão na fila para a entrevista nas cabines. 


Para a entrevista existem várias cabines e fica um funcionário do consulado orientando em qual cabine devemos ir. A entrevista é feita em pé e por família. No nosso caso o Gabriel não precisou ir, então fomos eu e o Marcelo para a mesma cabine. . Fomos encaminhados para uma cabine onde o entrevistador não falava muito bem o português.  Nessa hora confesso que coração bateu mais forte!! rs rs Mesmo sabendo que tínhamos tudo para ser aprovados, mesmo assim eu estava apreensiva.
Chegou a nossa hora.  Fomos para a cabine e entregamos o passaporte. Então o entrevistador bipou o passaporte pelo código de barras e começou a ler na tela do computador. Aí ele fazia caras e bocas e bipou de novo o mesmo passaporte. Pensei, pronto, já deu pau, vamos ser reprovados! kkkk Então ele pediu para o Marcelo colocar os dedos no leitor de digital.  Aí leu mais um pouquinho na tela do computador dele. Então nos perguntou qual o motivo da viagem. Eu respondi: turismo. Então perguntou o que fazíamos aqui no Brasil. Eu respondi o que eu fazia e o Marcelo respondeu o que ele fazia. Então ele pediu para eu colocar os dedos no leitor digital. Fiz o que ele solicitou. Aí ficou um silêncio por uns 2 minutos que parecia um eternidade. Então o entrevistador falou: Ok, obrigada, vistos concedidos... Nossa, nessa hora foi um alívio!!!  Então ele entregou um papel com as orientações de como o passaporte será devolvido e com o site para consultar o andamento da devolução do passaporte (eu escolhi a devolução via correio. Isso deve ser escolhido quando a entrevista é agendado, no site do CASV). E foi assim a nossa entrevista. Nada de documento foi solicitado. Separei uma pasta enorme cheia de documentos que comprovam que temos vínculos no Brasil (holerite,carteira de trabalho extrato bancário, declaração da escola do Gabriel, entre outros documentos), mas nada foi solicitado... 
Mas também vi várias pessoas sendo reprovadas e saindo com o passaporte nas mãos...Também vi algumas famílias que pediram para aguardar e teve uma que quando saímos ainda estava aguardando... Então a conclusão que cheguei é que está fácil conseguir o visto, mas pode acontecer de ser reprovado e o pior é que eles nem falam o motivo da reprovação. Depois a taxa que pagamos é altíssima ( eu achei caríssimo $160,00 dólares) para não ser aprovado né.
Mas foi isso. Agora estou mais tranquila e é pensar na viagem, que são muitos detalhes para serem resolvidos até a data.
Ah! o Gabriel ainda não sabe que vamos para a Disney. Só falei pra ele que precisamos ir á esses lugares para tirarmos alguns documentos, então ele foi de boa. Vamos contar para ele somente no dia do aniversário dele -dia 07 de julho- que ele vai viajar para a Disney e que será o presente de aniversário dele.e também para ele não ficar tão ansioso, porque eu quase morri de tanta ansiedade!!





Nenhum comentário: