Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2007

Quarto Trimeste - 10 a 12 meses

Vejam abaixo como os bebês da idade do Gabriel se comportam:


Desenvolvimento físico
Altura média: de 71 a 75 cm - O Gabriel está acima da média com 78 cm
Peso médio: 9,3 a 10 kg - O Gabriel está na média - 9830 kg

No início desta fase o nenê consegue percorrer grandes distâncias engatinhando, cerca de 200 metros. E, como as conexões entre cérebro, nervos e músculos estão mais avançadas e estabelecidas, falta só um pouquinho para o bebê aprender a ficar em pé e começar a andar. Para se preparar para esta nova etapa, a criança escora-se em móveis e paredes e perto dos 12 meses deve estar andando ou quase. No primeiro ano, sua altura chega a aumentar 25 a 30 cm. Isso depende, no entanto, de questões hereditárias.Como presta atenção nas falas dos pais e entende seus significados, começa a arriscar as primeiras palavras.

Desenvolvimento emocional
À medida que começa a se movimentar engatinhando e se agarrando aos móveis, a criança descobre também que vai sofrer certas limitações, normalmente vindas como ordem da mãe, do pai ou de quem cuida dela: "não pode colocar o dedo na tomada"; "não pode mexer no vaso sanitário". É também a fase em que tenta pôr à prova esses limites e, em certos momentos, você é capaz de jurar que ele faz isso para irritá-la. Como quando desliga a tevê e olha para ver sua reação. Ou coloca o dedo próximo à tomada e fica observando para ver o que acontece.Também é nessa época que começam a aparecer alguns medos como de um eletrodoméstico barulhento. Faça com que ele vá, aos poucos, se acostumando ao objeto. Perto de um ano, é comum pronunciar algumas palavras que só você ou as pessoas que convivem com o bebê são capazes de entendê-las.

Dicas
• Ria muito, seu filho adora isso.

• Ofereça ao bebê brinquedos que imitam objetos de verdade,como telefone ou instrumentos musicais.

• Coloque a criança em contato com outras da mesma idade. Ela vai adorar, embora ainda não tenha muita capacidade de brincar junto.

• Livros e revistas são uma boa fonte de diversão. Apenas certifique-se de que o papel não vá direto à boca.

Fonte: Revista Meu Nenê - Edição 94 – artigo 14575

3 comentários:

Gê, Gabriel e Guilherme disse...

Claudia!
O Gabriel já está um rapaz! Hehehehe... Grandao esse fofo...
Mil beijos

Meus amores disse...

Como o tempo passa rápido né???
Beijos para vcs dois....
Vanessa.

Luciana disse...

Estava navegando e entrei no blog do Gabriel. Lindo o Biel e fofucho, uma graça. O Biel tem quase a mesma idade da minha bebê. Ela fez i aninho dia 26 passado e a festinha é inesquecível mesmo para os pais. Um grande beijo no Biel e pra você também depois passa lá para nos conhecer também. Beijos
Luciana e Isabella
www.isabella-baby.blogspot.com