Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Mês das Festas Juninas.

Mês das Festas Juninas.
Junho é o mês das Festas Juninas. Apesar dessa tradição estar se perdendo no tempo, é muito gostoso participar dessas festas.
Sábado tem festa no condomínio onde eu moro. Vou colocar uma roupa bem linda no Gabrielzinho, bem de caipirinha mesmo. Vamos ver como ele se comporta ! rs.rs.
Então para não deixar que essas festas desapareçam, pesquisei a origem das festas para postar aqui.

Por Carolina Matta Machado
Com a chegada do inverno é hora de ensaiar a quadrilha, preparar as bandeirinhas, acender a fogueira e aproveitar o que acontece de melhor nesta época do ano: as festas juninas.
Esta comemoração surgiu na Europa, muitos séculos atrás, ainda como uma festa pagã. O mês de junho marca o início do verão no hemisfério norte, época das colheitas e, para os antigos, que viam a mudança das estações como presságios dos deuses (bons, no caso do verão, e maus, no caso do inverno), uma data perfeita para reverenciar a fertilidade da terra. Foi daí que surgiu a idéia de associar as fogueiras às festas. Acreditava-se que o fogo servia para espantar as pragas agrícolas, além de evitar a seca.
A partir do século VI a festa ganhou um forte caráter religioso. Recriada para homenagear São João Batista, ficou conhecida como festa joanina.
Mais tarde, no século XIII, foi a vez da Igreja incluir São Pedro e Santo Antônio nas comemorações.
Além da fogueira, os balões são outro elemento de cunho religioso. Cabia a eles levar os pedidos dos fiéis aos santos.
Para encher os balões podem ser utilizados dois tipos de gás: o hidrogênio (que é inflamável) e o hélio (que não é combustível mas é mais caro e mais pesado).
E se você não sabe por que um balão não consegue subir até o topo da atmosfera aí vai a explicação: é porque o ar se torna cada vez menos denso à medida que se sobe. Quando o empuxo se torna igual ao peso do balão, ele deixa de subir. O ar quente do balão também passa a esfriar e, em seguida, o balão começa a cair.
A história da quadrilha também não é recente. Inventada na França (quadrille), a dança chegou ao Brasil no século XIX através dos passos da corte portuguesa. Naquela época, era dançada apenas pela nobreza, mas a pompa não durou muito tempo e a quadrilha logo se popularizou.

Nenhum comentário: