Páginas

domingo, 25 de novembro de 2007

Rubéola

Rubéola
Bem, como o Gabrielzinho pegou a tal da rubéola, mesmo tendo tomado a vacina, eu fui pesquisar sobre o assunto na minha amiga internet.... Achei muito importante publicar aqui o que eu achei...

Fonte: Wikipedia

A Rubéola ou Rubela é uma doença causada pelo vírus da rubéola e transmitida por via respiratória. É uma doença geralmente benigna, mas que pode causar malformações no embrião em mulheres grávidas.

Vírus da Rubéola
Grupo: Grupo IV ((+)ssRNA)
Familia: Togaviridae
Género: Rubivirus
Espécie: Rubella virus
O vírus da rubéola é um togavírus com genoma de RNA unicatenar (simples) de sentido positivo (serve de mRNA para sintese proteica directamente). Possui um capsídeo icosaédrico e um envelope bilípidico

Epidemiologia
A rubéola é um dos cinco exantemas (doenças com marcas vermelhas na pele) da infância. Os outros são o sarampo, a varicela, o eritema infeccioso e a roséola.

Progressão e sintomas
A transmissão é por contacto directo, secreções ou pelo ar. O vírus multiplica-se na faringe e nos orgãos linfáticos e depois dissemina-se pelo sangue para a pele. O período de incubação é de duas a três semanas.
A infecção, geralmente, tem evolução benigna e em metade dos casos não produz qualquer manifestação clínica. As manifestações mais comuns são febre baixa (até 38ºC), aumento dos gânglios linfáticos no pescoço, manchas (máculas) cor-de-rosa (exantemas) cutâneas, inicialmente no rosto e que evoluem rapidamente em direção aos pés e em geral desaparecem em menos de 5 dias. Outros sintomas são a vermelhidão (inflamação) dos olhos (sem perigo), dor muscular das articulações, de cabeça e dos testículos, pele seca e congestão nasal com espirros.
O virus da rubéola só é realmente perigoso quando a infecção ocorre durante a gravidez, com invasão da placenta e infecção do embrião, especialmente durante os primeiros três meses de gestação. Nestas circunstâncias, a rubéola pode causar aborto, morte fetal, parto prematuro e mal-formações congênitas (cataratas, glaucoma, surdez, cardiopatia congênita, microcefalia com retardo mental ou espinha bífida). Uma infecção nos primeiros três meses da gravidez pelo virus da rubéola é suficiente para a indicação de aborto voluntário da gravidez.

Tratamento
O diagnóstico clinico é díficil por semelhança dos sintomas com os dos outros exantemas. É mais frequentemente sorologico, com detecção de anticorpos específicos para o virus, ou por ELISA. A doença não é séria mas crianças de sexo masculino necessitam tomar vacina, mas frequentemente também são inoculadas para prevenir as epidemias ou que depois infectem, no futuro, companheira grávida não vacinada. Às de sexo feminino é administrada sempre, devido ao risco de que apareça mais tarde durante períodos de gravidez. A vacina é por virus vivo atenuado e causa a doença em 15% dos casos, mas como já foi dito, em crianças é inócua. A vacina permitiu a sua erradicação em Cuba em 1993, o primeiro país a consegui-lo. A doença só é grave em mulheres grávidas.

Vacina
A vacina é composta por vírus vivos atenuados, cultivados em células de rim de coelho ou em células diplóides humanas. Pode ser produzida na forma monovalente, associada com sarampo (dupla viral) ou com sarampo e caxumba (tríplice viral). A vacina se apresenta de forma liofilizada, devendo ser reconstituída para o uso. Após sua reconstituição, deve ser conservada à temperatura positiva de 2º a 8º C, nos níveis local e regional. No nível central, a temperatura recomendada é de menos 20º C. Deve ser mantida protegida da luz, para não perder atividade. A vacina é utilizada em dose única de 0,5 ml, via subcutânea.

Desambiguação linguística
Em inglês rubeola é outra designação de measles ou sarampo. A rubéola é denominada German measles (sarampo alemão) ou rubella. A confusão vem do facto de antigamente as doenças serem indistinguíveis para os médicos.

2 comentários:

Matheus um anjo em nossas vidas!!! disse...

Olá Clau e Gabriel....

Que feriado hein amiga...que delícia..fiquei com água na boca desta sorveteria que vcs foram...E o gabrielzinho com rubéola hein, mas ainda bem que não foi nada sério e mais o susto né, ainda bem como vc disse que em crianças não é tão sério né? E como ele está agora?
Bom espero vcs na festinha do matheuzinho no domingo hein....o matheus esse domingo também pegou uma virose alérgica e tivemos que levar ele no domingo no hospital mas acabamos ligando pra pediatra dele e ela medicou ele por telefone mesmo..pois não estava parando nada no estômago dele...tadinho..agora graças a Deus ele está bem melhor....e a toda por hora mesmo doentinho...rsrsrs
Um grande beijo no seu coração e aguardamos vcs no domingo
MArcinha e Matheuzinho

Lu.... disse...

Oi
Vim visitar teu blog...
Teu filho é muito lindo, parabéns!!!!
Tadinho, com rubeola... criança doente é triste. né...
Beijos
Luiza
http://luizaelindinhos.blogspot.com