Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2008

No momento certo

Li essa matéria e achei legal, então resolvi postar aqui.

"Ao nascer, ele precisava de você para satisfazer necessidades básicas como comer, vestir-se, limpar-se... Conforme vai crescendo, e isso parece acontecer em um piscar de olhos, ganha independência e começa a pedir para realizar determinadas tarefas, como ir ao banheiro, por exemplo, por conta própria. Nesse momento, surge a dúvida: qual a idade certa para deixá-lo cuidar da sua própria higiene?
Na verdade, o tempo de aquisição de novas habilidades é único em cada criança, mas os pais podem e devem ajudá-la a conquistar a autonomia. Por isso, é preciso estar atento e observar o comportamento da criança.

Hora de ir ao banheiro

Geralmente, a partir dos dois anos o bebê está pronto para começar a retirada da fralda. Mas cuidado: embora ele seja capaz de ir ao banheiro sozinho, não significa que já conheça todas as noções de higiene íntima.
Até os três anos, a mamãe ainda precisa limpá-lo. Com o tempo, a própria criança pede para fazer tudo sozinha. Quando os pais perceberem que ele já consegue realizar a tarefa sem ajuda, por volta dos cinco anos, é hora de permitir um pouco de privacidade ao pequeno. Porém, convém verificar se tudo foi feito direitinho.
Ensine desde de pequeno que, depois de terminar, é preciso sempre lavar bem as mãos. Uma maneira de incentivá-lo é colocar uma espécie de tablado junto à pia do banheiro. Assim, ele não precisará de ajuda para alcançar a torneira e o sabonete.

Dentes limpinhos
Toda mamãe sabe que a higiene bucal deve começar antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos. Até que o bebê complete dois anos, quando todos os dentes de leite já nasceram, a limpeza da gengiva, bochecha e língua deve ser feita com uma fralda ou gaze umedecida em água filtrada.
Com a primeira dentição completa, é hora de começar a usar a escovinha. Mesmo não tendo a coordenação motora bem desenvolvida, a criança deve ser incentivada a usar a escova dental sozinha. Realize o ritual junto com a criança. Até os 10 anos, é preciso supervisionar a escovação.

No chuveiro
A hora do banho é vista de maneira diferente por cada criança. Para algumas, é uma oportunidade de se divertir, enquanto para outras é apenas uma obrigação para se manter limpa. Há também aquelas que, por medo, não suportam a idéia de ficar embaixo d'água.
Independente do modo como o seu filho encara o chuveiro, ele terá capacidade para lavar-se sozinho a partir dos sete, oito anos. Antes disso, é recomendado a supervisão de um adulto para que se evite acidentes.

Estimular seu filho a realizar essas e outras atividades do cotidiano só o ajudará a se desenvolver com mais confiança. "


Fonte: Johnson & Johnson

Nenhum comentário: