Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2009

"Não empresto!"

Li essa reportagem no site da Johnson & Johnson e achei a cara do Gabrielzinho. Ele está exatamente nessa fase. Antes ele dividia tudo e agora está num egoísmo só!

"É meu, é meu, é meu!". Quem tem criança pequena em casa já deve ter passado pela árdua tarefa de tentar convencer o pequeno o compartilhar um brinquedo com o amiguinho. Apesar de toda a diplomacia, na maioria das vezes o resultado é tudo o que os pais não querem: gritos e muito choro. Calma, você não está fazendo nada de errado. Esse tipo de comportamento é natural durante a primeira infância.
Especialistas afirmam que, nos primeiros anos de vida, a criança não quer dividir o que é seu porque ainda não entende.
Visão egocêntrica
Não importa se seu filho tem irmãos ou não, até os quatro anos o pensamento da criança é individualista. Ela não consegue enxergar o que está acontecendo ao seu redor nem tem noção de que os outros têm vontades diferentes das dela. É a fase em que "o que é meu é meu, e o que é dele é nosso".Geralmente, a postura costuma ficar mais evidente por volta dos dois anos, quando a vida social da criança começa a se tornar mais intensa. E cabe aos pais paciência e jogo de cintura para ensinar à criança como ela deve se comportar.
O que fazer?
O apoio e o carinho dos pais são fundamentais para ajudar a criança a superar essa fase da maneira mais enriquecedora possível.Por isso, não tenha receio em intervir. Se seu filho se negar a dividir o restinho do sorvete, por exemplo, aguente firme as reclamações e faça, você, a divisão. Caso ele recuse a parte que lhe cabe, fale que ela ficará guardada para quando ele tiver vontade.
Outra tática é ensiná-lo a se colocar no lugar do outro. Como ainda é muito pequeno para entender o significado de repartir, a dica é dizer que a garotinha (ou garotinho) ficou muito triste quando ele não deixou ninguém brincar e perguntar como ele se sentiria se estivesse na mesma situação.
A escolinha também pode ajudar, já que lá a criança pode se ver obrigada a dividir seus pertences, a atenção do professor e até o lanche.Quando for receber crianças em casa, converse com seu filho e mostre como é divertido brincar junto. Porém, é importante respeitar a vontade da criança. Se ela não quiser dividir o brinquedo preferido, peça que o guarde e deixe à vista somente aqueles que todos possam usar.Com esses cuidados, logo seu filho vai aprender a importância de compartilhar."

Nenhum comentário: